“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”- “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.- “Não me importo muito para onde…”, retrucou Alice.- “Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
Alice no País das Maravilhas – Lewis Caroll
Projeto Alice no País das Maravilhas
Disciplina de Artes
Professora Mara Rossatto
Escola São Vitor
Este projeto terá a valiosa parceria da professora Elaine da disciplina de Educação Física, e também a participação do professor do laboratório de informática, professor Almir.
Introdução:
Respondendo ao Gato Risonho, para onde eu quero ir, desenvolvo este projeto que busca, através da literatura dos contos de fada, proporcionar a criança momentos de questionamentos, despertar sua imaginação, desenvolver sua criatividade e também seu espírito crítico, alimentando seu lado imaginário e o onírico de cada uma.
O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano, no primeiro semestre de 2010, com alguns eixos norteadores: quem eu sou; quais meus sonhos; se este mundo fosse meu; o tempo é vida ( aproveitar o tempo),
Justificativa:
A escolha do tema partiu da riqueza do simbolismo presente na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, as diversas significações e interpretações presentes na obra. Como complemento a literatura, também relacionado ao tema, a escolha da obra, do mesmo autor, Alice no Pais dos Espelhos( Alice do outro lado do espelho )onde Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha, onde personagens instigantes surgem na medida em que avança no tabuleiro. Infância, jogo e linguagem são os marcos essenciais do mundo poético de Carroll.
Objetivo Geral:
Desenvolver a auto-imagem de maneira prazerosa, oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades motoras e artísticas e as possibilidades das várias linguagens artísticas, considerando suas dimensões de criação, apreciação e comunicação e o contato com conteúdos artísticos, estéticos e culturais, integrando os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e da realidade sendo isto fundamental na construção da identidade, sua inserção e participação na sociedade e na construção de uma relação de autoconfiança sabendo receber e elaborar críticas.
Objetivos específicos:
Conhecer a história de contos de fada : Alice no País das Maravilhas.
Reconhecer-se como indivíduo integrante da sua família, do grupo de amigos, da turma e da escola.
Valorizar sua autoestima.
Trabalhar e utilizar os materiais, organizando-se quanto a quantidade, volume e organização.
Reconhecer a música como expressão artística, expressando através da sensibilidade musical.
Criar personagens demonstrando criatividade, desenvolvendo e representando através do teatro de sombras.
Fruir a imaginação na criação de elementos variados como bules e xícaras animadas, cartas, livro e cartão pop-up,
Desenvolver o senso crítico através de debates, análise e expressão.
Trabalhar cores e conhecer e analisar o resultado da mistura entre elas.
Trabalhar no conceito da webquest como geradora de aprendizagem.
Observar e executar as atividades, estimulando a atenção e organização através das propostas da professora.
Tópicos de conhecimento:
Cores primárias e secundárias
Perspectiva
Linha e ponto
Musica
Teatro
Escultura
Teatro de sombras.
Técnica pop-up.
Volume, equilíbrio, dimensões, ampliação
Webquest
Formas geométricas
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido baseando-se na aprendizagem colaborativa, despertando a autonomia dos alunos através de um trabalho colaborativo entre conceitos, técnicas e materiais diversos, dentro do contexto artístico educacional. Durante o seu desenvolvimento, haverá a colaboração e intervenção da professora Elaine, interagindo com atividades e significativas da área de Educação Física .
Alice no País das Maravilhas – Lewis Caroll
Projeto Alice no País das Maravilhas
Disciplina de Artes
Professora Mara Rossatto
Escola São Vitor
Este projeto terá a valiosa parceria da professora Elaine da disciplina de Educação Física, e também a participação do professor do laboratório de informática, professor Almir.
Introdução:
Respondendo ao Gato Risonho, para onde eu quero ir, desenvolvo este projeto que busca, através da literatura dos contos de fada, proporcionar a criança momentos de questionamentos, despertar sua imaginação, desenvolver sua criatividade e também seu espírito crítico, alimentando seu lado imaginário e o onírico de cada uma.
O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano, no primeiro semestre de 2010, com alguns eixos norteadores: quem eu sou; quais meus sonhos; se este mundo fosse meu; o tempo é vida ( aproveitar o tempo),
Justificativa:
A escolha do tema partiu da riqueza do simbolismo presente na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, as diversas significações e interpretações presentes na obra. Como complemento a literatura, também relacionado ao tema, a escolha da obra, do mesmo autor, Alice no Pais dos Espelhos( Alice do outro lado do espelho )onde Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha, onde personagens instigantes surgem na medida em que avança no tabuleiro. Infância, jogo e linguagem são os marcos essenciais do mundo poético de Carroll.
Objetivo Geral:
Desenvolver a auto-imagem de maneira prazerosa, oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades motoras e artísticas e as possibilidades das várias linguagens artísticas, considerando suas dimensões de criação, apreciação e comunicação e o contato com conteúdos artísticos, estéticos e culturais, integrando os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e da realidade sendo isto fundamental na construção da identidade, sua inserção e participação na sociedade e na construção de uma relação de autoconfiança sabendo receber e elaborar críticas.
Objetivos específicos:
Conhecer a história de contos de fada : Alice no País das Maravilhas.
Reconhecer-se como indivíduo integrante da sua família, do grupo de amigos, da turma e da escola.
Valorizar sua autoestima.
Trabalhar e utilizar os materiais, organizando-se quanto a quantidade, volume e organização.
Reconhecer a música como expressão artística, expressando através da sensibilidade musical.
Criar personagens demonstrando criatividade, desenvolvendo e representando através do teatro de sombras.
Fruir a imaginação na criação de elementos variados como bules e xícaras animadas, cartas, livro e cartão pop-up,
Desenvolver o senso crítico através de debates, análise e expressão.
Trabalhar cores e conhecer e analisar o resultado da mistura entre elas.
Trabalhar no conceito da webquest como geradora de aprendizagem.
Observar e executar as atividades, estimulando a atenção e organização através das propostas da professora.
Tópicos de conhecimento:
Cores primárias e secundárias
Perspectiva
Linha e ponto
Musica
Teatro
Escultura
Teatro de sombras.
Técnica pop-up.
Volume, equilíbrio, dimensões, ampliação
Webquest
Formas geométricas
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido baseando-se na aprendizagem colaborativa, despertando a autonomia dos alunos através de um trabalho colaborativo entre conceitos, técnicas e materiais diversos, dentro do contexto artístico educacional. Durante o seu desenvolvimento, haverá a colaboração e intervenção da professora Elaine, interagindo com atividades e significativas da área de Educação Física .
Desenvolvimento:
Primeiro momento:
Criação do calendário da turma:Tópicos: Um pais maravilhoso, uma escola maravilhosa, uma turma maravilhosa.
Os alunos escolherão palavras de sentimentos, ações ou valores que retratam a palavra : Maravilha, dentro os tópicos acima.
Segundo momento:
Apresentação do filme Alice no pais das Maravilhas.
Debate sobre o filme, personagens, cenas que mais gostou...
As atividades abaixo não estão relacionadas à turmas determinadas e a ordem será conforme necessidade e evolução dos trabalhos.
Criação da coroa da rainha e rei de copas .
Produção de um marca página com personagem mosquito maluco ( alusão ao mosquito do filme e trabalho em conjunto com as profes Rogéria e Elisete _ mosquito da dengue)
Produção do gato sorridente com balão e papel maché.
Teatro de sombra Alice.
Criação de um tabuleiro gigante com caixas de papelão desmontáveis.
Livro massa de modelar Alice.
Criação de um livro virtual a partir de partes do texto do livro, interpretação através de desenhos, scanear ou digitalizar.
Musicas Alice no pais das maravilhas.
Criação de cartas para o jogo croquè.
Confecção do cartão pop-up coelho para Páscoa.
Criação de livro em Pop-up
Interpretação de poemas e canções
Criação do autorretrato
Criação de um relógio gigante ( o tempo, as horas)
Confecção de xícaras, bules em papel maché para a Festa do Desaniversário.
Trabalho com diferentes tamanhos: ampliação.
Webquest Alice no Pais das Maravilhas.
Música Alice
Se esse mundo fosse só meu,tudo nele era diferente!Nada era o que é porque tudo era o que não éE também tudo que é, por sua vez, não seria.E o que não fosse, seria.Não é?No meu mundo você não diria: miauDiria: Sim Dona Alice!Ó, mas é verdade!Você seria como nós DinahOs animais falariam.Ó, no meu mundo...Meu gatinho ia ter um lindo castelinhoIa andar todo bem vestidinhoNesse mundo só meu.Minhas floresQuanta coisa eu não diria as floresContaria histórias para as floresSe eu vivesse nesse mundo só meu.PassarinhosComo vão vocês, meus passarinhos?!Vocês iam ter milhões de ninhosNesse meu mundo só meu.Poderia num regado a rir pode cantar uma canção semfimQuem me dera que ele fosse assimMaravilhosamente só pra mim!
Alice, o teu país
maravilhoso e tão feliz
ai, quem me dera um dia achar
o teu país!
Música:
Borboletas e tulipas se beijam
Se enche a terra de alegrias mil
Novas flores no jardim vicejam
Sob o céu primaveril
As lagartas da florestas brigam como cão e gato
Margaridas, boas vidas, na rede a sonhar sonhar!
Tudo pode-se aprender entre as flores
Sobretudo aquelas em botão
Quem aspira a alma dessas flores
Sente o bater de um coração
Música:
Marinheiro eu sou,
Vivo sempre assim
Navegando eu vou
Pelo mar sem fim
Nunca, nunca me interesso pelo tempo
pois o tempo nada nada nada nada
nada faz por mim
Culminância do projeto:
Dois pontos culminantes que serão determinados conforme “possibilidades”:
Festa do desaniversário.
Jogo gigante de xadrez .
Referências:
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=103
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://nonio.eses.pt/alice/
http://www.pobrevirtual.com.br/default/resumodelivrosdesc.php?rec_codigo=305
http://worlddy.wordpress.com/category/download/
http://www.contandohistoria.com/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
Livros: Alice no País das Maravilhas : Lewis Carrol.
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
http://200.136.76.125/colegio/livros/download/alice_no_pais_das_maravilhas.pdf
Livro Alice no País das Maravilhas Pop- Up Robert Sabuda
Livro Alice no País das Maravilhas. Adaptação Monteiro Lobato
Livro Alice no País dos Espelhos,
http://cari-pdf.com/pdf.php?q=alice+nos+pais+dos+espelhos
EDUCAÇÃO FÍSICA :
OBJETIVO GERAL: conhecer, organizar e praticar atividades relacionadas à Educação Física, inspiradas na história de Alice no País das Maravilhas, para ampliar o repertório motor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· usar o corpo de forma expressiva para comunicar sensações e emoções;
· conhecer e praticar alguns jogos intelectuais;
· interagir com os colegas de maneira harmoniosa;
· criar e adaptar atividades corporais, visando a inclusão de todos;
· realizar trabalhos, individuais e coletivos, utilizando a criatividade para manifestar os conhecimentos sobre habilidades motoras básicas;
· participar das atividades corporais propostas, para ampliar seu repertório motor;
· comunicar e expressar o significado do corpo, por meio de danças, músicas, teatro, desenhos, recortes e colagens, músicas e produções de texto.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas "
· Circuito por estações: " O Tempo "
· Atividades de imitação e representação: " Maravilhas Que Meu Corpo Faz "
· Jogos intelectuais: " No Mundo do Xadrez "
· Jogos e brincadeiras com cartas ( baralho ): " No Reino da Rainha de Copas "
· Jogos com conteúdos de reconhecimento de si mesmo e suas possibilidades de ação: " Além do Espelho "
ASPECTOS DESENVOLVIDOS:
· esquema corporal
· movimentos fundamentais
· coordenação motora
· noção espaço-temporal
· ritmo
· percepções
· velocidade
· criatividade
· sociabilidade
Referências:
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=103
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://nonio.eses.pt/alice/
http://www.pobrevirtual.com.br/default/resumodelivrosdesc.php?rec_codigo=305
http://worlddy.wordpress.com/category/download/
http://www.contandohistoria.com/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
Livros: Alice no País das Maravilhas : Lewis Carrol.
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
http://200.136.76.125/colegio/livros/download/alice_no_pais_das_maravilhas.pdf
Livro Alice no País das Maravilhas Pop- Up Robert Sabuda
Livro Alice no País das Maravilhas. Adaptação Monteiro Lobato
Livro Alice no País dos Espelhos,
http://cari-pdf.com/pdf.php?q=alice+nos+pais+dos+espelhos
EDUCAÇÃO FÍSICA :
OBJETIVO GERAL: conhecer, organizar e praticar atividades relacionadas à Educação Física, inspiradas na história de Alice no País das Maravilhas, para ampliar o repertório motor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· usar o corpo de forma expressiva para comunicar sensações e emoções;
· conhecer e praticar alguns jogos intelectuais;
· interagir com os colegas de maneira harmoniosa;
· criar e adaptar atividades corporais, visando a inclusão de todos;
· realizar trabalhos, individuais e coletivos, utilizando a criatividade para manifestar os conhecimentos sobre habilidades motoras básicas;
· participar das atividades corporais propostas, para ampliar seu repertório motor;
· comunicar e expressar o significado do corpo, por meio de danças, músicas, teatro, desenhos, recortes e colagens, músicas e produções de texto.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas "
· Circuito por estações: " O Tempo "
· Atividades de imitação e representação: " Maravilhas Que Meu Corpo Faz "
· Jogos intelectuais: " No Mundo do Xadrez "
· Jogos e brincadeiras com cartas ( baralho ): " No Reino da Rainha de Copas "
· Jogos com conteúdos de reconhecimento de si mesmo e suas possibilidades de ação: " Além do Espelho "
ASPECTOS DESENVOLVIDOS:
· esquema corporal
· movimentos fundamentais
· coordenação motora
· noção espaço-temporal
· ritmo
· percepções
· velocidade
· criatividade
· sociabilidade
Música para secar a roupa
Roda, roda, roda, roda, roda sem parar
Pois rodando assim a nossa roupa vai secar...
Pula, pula, pula, quem parar faz muito mal,
Todos vêm felizes nessa roda colos-
Salta, salta, salta nessa grande confusão
Pois quem vive alegre não tem preocupação
Gira, gira, gira, por aqui e por ali,
Tanta correria nesse mundo eu nunca...
Vira, vira, vira, vira, vira sem pararPois virando assim a nossa roupa vai secar!
Nossa, que trabalho maravilhoso! Fico a imaginar como as crianças ficaram apaixonadas por esse trabalho...é se transportar para a maravilha da obra...Parabens!
ResponderExcluirTem como me enviar o projeto para o meu email?
dita_doida@hotmail.com
Sou professora da cidade de Uberaba-MG
Que bom que gostaste!!!!Com certeza, já estou enviando ele na íntegra. Beijos.
ResponderExcluirEu gostei mais mais da parte da professora Nani e da professora Mara.
ResponderExcluirassinado ;Guilherme da S. Rodrigues.
Prof Mara adorei tudo.Comtinue assim tomara que todos tenhan adorado ficou lindo.Ficou tudo lindo as fotos os videos parabéns.adorei todos os trabalhos muitas crianças tem criatividade e as suas idéias ficou tudo legal.
ResponderExcluirVc tem que dar mais idéias,vc tem idéias.
beijos de aluna Diuly.
Profe Mara, adorei as fotos e os trabalhos.Achei ótimo essa idéia de blog para a escola, que vc continue assim sempre inventando coisas de muita sabedoria.Parabéns te adoro muito,beijos de sua aluna Sabrina do 5a.
ResponderExcluirOlá, Mara!
ResponderExcluirParabéns!
Muito bom o seu projeto, que "Maravilha"!
Poderia mandar o projeto pra mim? Fico muito grata. Um abraço.
Marília.
mariliabral@hotmail.com
Prof. Mara,
ResponderExcluirParabéns pelas idéias. Poderia descrever como desenvolver o· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas " e o Circuito por estações: " O Tempo "?
Grata
Oi Marília, enviei para seu e-mail. Obrigada por acessar o blog. Beijos!
ResponderExcluirOlá. O percurso, como todas as atividades de educação física, foram desenvolvidas por uma excelente professora, sempre em parceria com as aulas de artes. O nome dela é profe Nany e tem um blog com muitas atividades, e estas que estão aqui também. Passo aqui o blog: http://espacodaeducacaofisicaescolar.blogspot.com/ beijos.
ResponderExcluirFIQUEI APAIXONADA PELO PROJETO.PARABÉNS!!
ResponderExcluirSERÁ QUE PODE ENVIAR O PROJETO POR EMAIL?
AAIRAM1977@HOTMAIL.COM
...obrigada por nos visitar.
ResponderExcluirCom certeza enviarei...abraços. profe Mara
Parabéns Mara pelo excelente trabalho, muito pertinente e significativo, fico imaginando quantas habilidades foram desenvolvidas através desse projeto, muito bom mesmo.
ResponderExcluirGostaria que você enviasse o projeto, fiquei encantada, meu e-mail é evanildamoreira@ig.com.br
Oi eu adoreiii o projeto. será que tem comome enviar por e-mail? meus pequenos iriam adorar...gabizinha-cg@hotmail.com
ResponderExcluirAchei seu projeto maravilhoso!
ResponderExcluirTambém sou professora e gostaria que me enviasse o mesmo por email, se possível!
anacarolinavicari@yahoo.com.br
obrigada
Adorei o projeto! Sou professora de Séries Iniciais e juntamente com minha colega estamos montando um projeto: "Alice e seus países", onde vamos trabalhar aS históriaS "Alice no País das Maravilhas", "Alice no País dos Números" e "Alice no País da Culinária", também com o filme "Alice e o Novo País das Maravilhas". Pesquisando na net encontrei o seu blog e fiquei maravilhada com as atividades desenvolvidas. Se não for abusar, teria como me enviar o projeto por e-mail? Desde já agradeço, em meu nome, da minha colega e do nossos alunos. Meu e-mail é alexsandradacostaschaefer@hotmail.com
ResponderExcluirola sou professor de educação fisica em caldas novas -goias e gostaria de receber seu projeto na integra pra poder aplicar com meus alunos
ResponderExcluirficria muito grato
Prof. Ricardo
esqueci o e-mail - rfccarrijo@yahoo.com.br
Excluiroi gostaria de trabalhar esse tema com meus alunos amei seu trabalho poderia me enviar por e-mail rithak@ig.com.br agradeço desde já Ritha
ResponderExcluirOlá, gostei muito do projeto, estou trabalhando com esse conto com minha turma e me encantei com seu trabalho. Gostaria que você me enviasse. celiasilva_menezes@hotmail.com
ResponderExcluirOI,
ResponderExcluirGostaria de parabenizar pelo belo projeto e aproveitar para perguntar-lhes como consigo as músicas referentes;
Puxa! Obrigada! Já faz um tempo este projeto. Na época consegui um CD com as músicas. Mas acredito que vc pode conseguir no YouTube.
ResponderExcluir